sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Sesc Santo Amaro e Pré-Mundial

Numa postagem anterior, passei minha agenda de eventos para janeiro. Também já comentei meu desempenho em meu torneio de xadrez. Agora é a vez de comentar os de cubo mágico. Antes de fazê-lo, reproduzo de meu perfil no Facebook a figura abaixo, com metas bem mais detalhadas que as daqui do blog (vale lembrar que então ainda nem sabia da existência do primeiro evento).


No Sesc Santo Amaro, em 17 e 18/1, participei do 2x2x2, do 3x3x3 e do 3x3x3 com uma mão apenas (OH). No 2x2x2 marquei uma média de 15".67 com o melhor tempo de 10".99, ou seja melhorei minha média mas não consegui melhor meu melhor tempo individual (de 8".56, conseguido no Joana D'Arc 2014). No OH (one-handed), tive uma média 1'21".75, com melhor tempo de 1'06".24, ou seja melhorei ambas marcas. No 3x3x3 minha média foi de 43".33 com melhor tempo de 36".78, também melhorando ambas marcas. Além disso, pela primeira vez avancei de fase numa competição. Na segunda rodada do 3x3x3 minha média foi 43".95 com melhor tempo de 38".13.
Já no Pré-Mundial, realizado no Colégio Etapa de 23 a 25/1, participei das mesmas categorias do Santo Amaro e mais do Rubik's clock e do 3x3x3 em menos movimentos (FM). No 2x2x2, média 15".42 com melhor de 12".36, com novo porém pequeno avanço na média e novamente sem conseguir igualar meu melhor tempo. No OH, 1'06".20 e 52".81 (meu primeiro sub 1' na modalidade), novamente melhorando ambas as marcas. No 3x3x3, 45".75 e 36".04, melhorando minha marca individual mas com uma média que só foi melhor que a do meu primeiro evento de cubo mágico (o Mogi Open 2014 em agosto passado). Esta média relativamente ruim, no entanto, deveu-se principalmente ao resultado bisonho de 2'34".11 em minha quinta resolução.No clock, 42".66 e 36".94 (foi minha estreia na modalidade). Em nenhuma destas categorias consegui avançar de fase (o número de participantes foi bem maior que no evento anterior e o nível médio melhor também).
Sobre o FM (fewest moves), outra categoria em que estreei, seu funcionamento é bem diferente das demais em que participei. Estas são todas de velocidade (speed solves) em que cada participante tem cinco resoluções, e a classificação é feita pela média de três delas (a melhor e a pior são descartdas). No FM são três resoluções. Em cada uma delas, o participante tem exatamente uma hora para criar e anotar sua sequência de movimentos num gabarito oficial. A classificação final é feita pela média das três resoluções. Além disso, é uma competição em fase única, ou seja, todos os participantes estão na final (o que fez desta minha primeira final). Meu método para resolver o cubo é um pré-Fridrich (cruz, F2L, cruz, OLL, PLL - ou seja, não conheço ainda os casos de OLL sem a cruz pronta). Fridrich é, provavelmente, o melhor método para speed solve. Mas para FM está longe de ser o mais adequado, sobretudo com a perda extra de movimentos para montar a cruz antes de aplicar o OLL. Existe uma técnica para atenuar este problema, chamada edge control, mas não tinha ouvido falar nela até depois de minha participação no Pré-Mundial.  Aos resultados... Na primeira rodada, consegui uma solução em 51 movimentos. Na segunda, graças a um OLL skip (esta etapa já caiu pronta ao terminar o F2L), consegui uma solução em 44 movimentos. Na terceira, quase estouro o limite de tempo e fico sem pontuação, mas ao apagar das luzes consegui uma solução em 55 movimentos. Com isso, terminei com uma média de 50 movimentos, na décima-segunda colocação. Numa nota pessoal, essa é a categoria do cubo mágico que mais guarda relação com o xadrez, e mais especificamente com o solucionismo. O campeão da categoria (e detentor do recorde sul-americano - para a média - da modalidade) foi Diego Bojunga Menegheti, sócio do Metrópole Xadrez Clube.
Assim, cumpri quase todas minhas metas. Faltou apenas a do 3x3x3, que poderia muito bem ter vindo se não tivesse errado em minhas quarta e quinta (nessa duas vezes!) resoluções. Para meus próximos eventos (ainda não sei quais serão), mantenho portanto a meta de abaixar dos 40" no 3x3x3 e estabeleço as metas de sub 15" para o 2x2x2, sub 1' para o OH, sub 40" para o clock e de 48 movimentos para o FM. São relativamente modestas mas críveis.
Uma coisa que foi bastante legal nos eventos foi encontrar diversos enxadristas, de níveis variados, alguns já conhecidos mas a maioria que só conheci agora.

Enlace 4

Para quem já sabe resolver o cubo (por qualquer que seja o método, mesmo camadas) e se interessar pelo fewest moves, recomendo a menas.com.br, do Menegheti. Provavelmente o melhor é começar pela parte de tutoriais com os vídeos do Allyson Dias de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário