sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Apresentação - 2a parte

Sobre matemática: desde sempre gostei de aprender a matéria e também de resolver problemas e enigmas. Fui estimulado a isso de diversas maneiras. As três principais foram a família, meus professores e os livros. Família: é bom esclarecer que o estímulo familiar não incluía nenhum componente de pressão. Professores: todos meus mestres da matéria durante o primário foram importantes mas merece destaque a Profa. Maria Odete, durante a 7ª e 8ª série no Pueri Domus. Nesse período (ginásio) uma das minhas diversões prediletas era consultar na biblioteca da escola livros de outros anos e aprender com eles coisas como PA, PG, equações de segundo grau, que só veria na escola um pouco mais à frente. Uma pena que não topei com cálculo diferencial, algebra linear ou topologia nesse período. Livros: me lembro com muito carinho de um sobre formas e medidas (mas infelizmente não lembro o título exato ou autor) que li lá pelos 7  ou 8 anos. Também merece destaque "O Homem que Calculava", de Malba Tahan.

Sobre física: só fui conhecer física no colegial. Então me apaixonei. Tanto que foi minha escolha quando prestei o vestibular. Mas, em grande parte por já trabalhar com xadrez, acabei nunca me formando (estive  também matriculado nos cursos de letras e ciências moleculares - sempre na USP e sem jamais concluir um). Mas voltarei novamente à física no futuro.

Encerro meu texto de hoje deixando um problema de matemática para os aventureiros. Trata-se de um sistema de equações lineares. Encontre o valor de cada uma das incógnitas e o produto de todas elas:

  e + f +  i +  l +   z =   57/2
  e - f +  i -  l -   z =   15/2
-2e + f + 4i + 3l -  5z = -161/2
-2e + f - 5i + 3l +  7z =   61/2
 2e + f + 8i + 4l + 16z =    9  

Nenhum comentário:

Postar um comentário