sábado, 6 de fevereiro de 2016

Brasileiros Absoluto e Feminino

O GM Krikor Sevag Mekhitarian venceu o 82º Campeonato Brasileiro Individual Absoluto de Xadrez, realizado de 9 a 17 de janeiro no Rio de Janeiro. Com isso frustou os planos de Rafael Duailibe Leitão de conquistar seu oitavo título e isolar-se como o maior vencedor da prova. Mekhitarian conquistou dez pontos nas onze rodadas disputadas, cedendo empates para os MI Evandro Amorim Barbosa e Marcus Vinicius Moreira Santos. Barbosa, também invicto, foi o vice-campeão, com um ponto a menos que Sevag. Seu desempenho (performance de 2620) só não lhe valeu uma norma de GM porque não havia número suficiente de participantes já com essa titulação. O MF paranaense Ernani Francisco Choma, estreante em finais de brasileiro, ficou em terceiro com sete pontos. A performance valeu-lhe uma norma de MI. O quarto colocado, Leitão, e o quinto, Santos, também fizeram sete. O ponto negativo da prova foi o fato de Krikor ter vencido sua última partida por ausência (veja aqui explicação do MF Ricardo da Silva Teixeira sobre o fato), o que terminou com qualquer ilusão que Evandro alimentasse de levar o título (ele estava meio ponto atrás antes do inicío da rodada final). O torneio teve extensa cobertura do ChessBase que publicou quatro matérias em sua página (veja a última aqui). Leitão e a Revista Meio Jogo também publicaram matérias sobre o Campeonato.

Choma, Barbosa e Mekhitarian (foto: Albert Silver para o ChessBase)
Choma, Barbosa e Mekhitarian (foto: Albert Silver para o ChessBase)
Infelizmente, nos últimos anos, o Brasileiro perdeu atratividade, diminuindo a quantidade de GMs participantes. Especialmente agora que temos tantos jogadores empatados com 7 títulos, seria lindo ver no próximo uma final com Leitão, Giovanni Vescovi, Jaime Sunyé (recordistas empatados com Sousa Mendes), Milos (6 títulos, sendo dois deles conquistados com +10-1 e um com +10=1), além de Mekhitarian (atual campeão), Barbosa (novo GM) e Diamant (novamente residindo no Brasil).
Se o Brasileiro Absoluto foi realizado no mês passado, o Feminino começou ontem no Espaço Xadrez Total. Depois de muitos anos fazendo a prova como um suíço em sete rodadas, a CBX mudou o sistema. Agora é um Schurig de 10 participantes. A mudança propicia a chance de normas de MIF às participantes que ainda não detém o título e era defendida, entre outros, pelo ex-presidente da FPX Ramón Arnal Carrasco Jr. Vou listar as participantes pela ordem de seu rating Fide atual. A MIF Juliana Sayumi Terao (2234) participa de seu décimo-primeiro Feminino, tendo vencido a prova em 2012. A MIF Vanessa Feliciano (2216) participa de seu décimo-segundo Brasileiro (todos consecutivos) e já venceu a prova quatro vezes, sendo a atual bi-campeã. A MFF Suzana Chang (2093) participa de sua 22ª Final (16ª consecutiva, esteve presente em todas desde 2000), tendo vencido duas vezes. A MFF Júlia Alboredo (2057) disputa seu terceiro brasileiro. A MIF Regina Lúcia Ribeiro (1954) participa de seu 31º Brasileiro, sendo a recordista de títulos, com nada menos que oito deles! A MIF Joara Chaves (1954) participa de seu 35º Brasileiro, sendo recordista absoluta de participações e tendo quatro títulos. Vivian Heinrichs (1951) faz sua quinta participação. Natalia Viaro Baccarin (1921) participa pela oitava vez. A MFF Regina Rodrigues Bonfim (1907) retorna depois de longo hiato (sua participação anterior havia sido em 1998) para completar seis participações. Marcela Andreia Dias Nunes (1551) faz sua estreia na prova. Feliciano e Terao classificaram-se por serem as atuais campeã e vice; Ribeiro, Bonfim, Alboredo, Baccarin, Chaves e Nunes (listadas pela classificação) conseguiram suas vagas na semifinal; Chang e Heinrichs foram convidadas. A página oficial do evento realizou entrevistas prévias com todas as participantes.

Expectativas de rating. Apenas Nunes pode fazer norma de MIF
Expectativas de rating. Apenas Nunes pode fazer norma de MIF

Para saber mais sobre a história dos Brasileiros Absoluto e Feminino, veja a excelente página de Adauto Wanderley da Nóbrega, BrasilBase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário