sexta-feira, 12 de junho de 2015

Feliz dia... do enxadrista!

Como todos sabem, hoje é observada no Brasil uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio. O que nem todos sabem, porém, é que no Estado de São Paulo, também é comemorado o "Dia do Enxadrista". Antes de examinar como a data foi escolhida, vamos examinar outras datas comemorativas ligadas ao jogo-arte-ciência.
Internacionalmente, a data mais comemorada é o 19 de novembro, chamado "Dia Internacional do Xadrez". A data foi escolhida por ser a do nascimento de José Raúl Capablanca, um dos maiores enxadristas de todos os tempos e único latino-americano campeão mundial. A data supostamente foi instituída pela ONU (Unesco?) mas não encontrei comprovação disto. Ainda assim é bastante difundida, aparecendo no verbete sobre xadrez da Wikipédia. É observada principalmente em países ibero-americanos (veja, por exemplo, nota institucional da Federação Portuguesa de Xadrez). Seu grande concorrente é o 20 de julho, data de Fundação da Fide (Federação Internacional de Xadrez). Nos Estados Unidos, o Dia Nacional do Xadrez é comemorado em 9 de outubro.


José Raúl Capablanca
José Raúl Capablanca
Nacionalmente, não há uma data. Houve, em agosto de 2007, durante o I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez (da Academia Brasileira de Cultura e Xadrez), a proposta da criação do Dia Nacional do Livro de Xadrez. A data seria comemorada em 17 de agosto, data de nascimento de Mikhail Botvinik, campeão mundial. Em muitas fontes encontra-se 31 de maio como se fosse o dia nacional do xadrez. A data, no entanto, é pertinente ao Estado do Rio de Janeiro. Foi instituída em 1965 e refere-se à data de fundação da FMX (Federação Metropolitana de Xadrez), antecessora da atual Fexerj (Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro).

Mikhail Botvinik
Mikhail Botvinik
Até onde sei (mas é provável que existam outros), o único munícipio brasileiro a observar uma data comemorativa enxadrística é Taubaté, no interior paulista. Instituído em 2011, a tempo de ser comemorado pela primeira vez no 60º aniversário (no ano seguinte) de Henrique da Costa Mecking, o Mequinho, o "Dia do Enxadrista" daquela cidade é comemorado a 23 de janeiro. Uma justa homenagem ao ilustre morador da cidade, que dispensa qualquer apresentação.

Henrique da Costa Mecking
Henrique da Costa Mecking
Já a data paulista foi instituída através da lei estadual nº 5.095, de 12 de maio de 1986. A lei foi promulgada pelo então governador Franco Montoro e publicada no diário oficial em 13 de maio daquele ano. Em homenagem ao promulgador da lei, a Federação Paulista de Xadrez, organiza anualmente, desde 1999, a Copa Franco Montoro de Xadrez, prova de xadrez rápido por equipes.

André Franco Montoro
André Franco Montoro
Provavelmente ainda mais que o governador, mereceria uma homenagem da comunidade enxadrística paulista o autor do projeto de lei que ensejou a data comemorativa. Trata-se do então deputado estadual Dr. Archimedes Lammoglia. Não encontrei nenhuma outra ligação entre Lammoglia e o rei dos jogos. Apesar disto, sua biografia é assaz interessante. Nascido na cidade de Salto, em 1º de fevereiro de 1920, chegou a São Paulo em 1939, à procura dum emprego que lhe permitisse continuar os estudos. Começou trabalhando como faxineiro no Hospital Matarazzo. Em 1941 ingressou na Escola Paulista de Medicina, formando-se em 1947. Posteriormente Ingressou na política em 1954, elegendo-se vereador em 1955. Em 1958 chegou como deputado à Assembleia Legislativa, onde cumpriu um total de oito mandatos. Em 1960 formou-se em Direito. Em 1964 assumiu a Secretaria Estadual da Saúde, que exerceu por um pouco menos de um ano. Faleceu em Salto, no dia 8 de julho de 1996. Foi o autor da letra do Hino Municipal de Salto. Dá nome a praça em sua cidade natal. Conheça melhor sua impressionante trajetória neste texto de Edmir Chedid (use o mouse para selecionar os parágrafos e tornar legível a fonte amarela em fundo branco). Em 2014 foi publicada uma biografia do Dr. Lammoglia de autoria de Valter Lenzi.
Archimedes Lammoglia
A data, 12 de junho, foi escolhida por ser a da fundação do Clube de Xadrez São Paulo. Fundado em 1902, esta centenária instituição é a mais antiga do gênero na América Latina. Confira a fan-page da entidade no Facebook.

Clube de Xadrez São Paulo
CXSP
A coincidência de data entre o dia do enxadrista e aquela outra comemorada hoje já gerou, há alguns anos, a divertida brincadeira da marca de desodorantes Axe mostrada na imagem abaixo.
A nota triste de hoje é que este é o 21º aniversário do falecimento de Ideal Becker, autor dos livros "Manual de Xadrez" e "Aberturas e Armadilhas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário